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sexta-feira, 17 de julho de 2009

como mapear florestas


cloud strife[admin]
asunto:como mapear uma floresta

________________________________
Atenção
Esse Tutorial foi feito por Junior Maker, então os creditos vao para ele.



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Olá amigos mappers, tudo na paz?

Nesta aula foi desenvolvido um método simples e pratico para desenvolvimento de Florestas,a explicação esta dividida passo-a-passo, com bastante ScreenShots para que fique bem fácil de compreender.Vale lembrar que aqui foi abordado o desenvolvimento de um dos vários tipos de florestas que são possíveis, existem alguns tipos até mais bacanas, mas optei por este pois é bem simples e fácil de ser feito.


Atenção! O uso dos layers será fundamental aqui, vai ter momentos que teremos que usar o layer de eventos, para funcionar como um 4ª camada de detalhes, ou seja, muitos detalhes minúsculos envolvem a construção de uma floresta, portanto atenção dobrada será necessária.

1º Passo

- Crie um mapa do tamanho que desejar, talvez, você queria fazer vários cenários pequenos para compor sua floresta, mas eu costumo criar mapas grande, e deixar os pequenos só para ocasiões especiais(p.ex. conter um item ou caminho secreto), mas no exemplo que preparei o mapa possui 50x46, se quiserem fazer uma de treino com o tamanho similar é altamente recomendável, depois que compreenderem as dicas mais importantes,certamente conseguirão fazer os cenários dos tamanhos que desejarem, podem ficar tranqüilos.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS1.png[/img]

2º Passo

- Agora sem preocupação nenhuma, saia distribuindo o autotile de areia pelo mapa, mas focando o seguinte, toda a área verde, será coberta por arvores, e a areia será o caminho principal do personagem,claro, poderá andar também pela área de arvores se você quiser, só tomem cuidado para “sem querer” formarem quadrados e retângulos, sempre lembre, natureza não é simétrica, se for pensar bem, ate esses caminhos de areia não deveriam existir, mas se você os fizer de forma “irregular” e não todo “certinho”, então ficará um cenário bacana.

- Também aproveitei para incluir um pequeno rio na estrutura da floresta, não é necessário em todos os mapas de florestas existirem rios, façam conforme a necessidade.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS2.png[/img]


3º Passo

-Comece a preencher a floresta, pelos contornos

-Neste momento, já fiquem atentos, para não formar “linhas” de arvores na diagonal, isso poderá acontecer caso esteja desatento.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS3.png[/img]


4º Passo

-Aqui eu apenas continuei o contorno doutro lado

-Importante também é saber sobrepor os layer, para não ficar a impressão que você apenas saiu distribuído arvores pelos lugares vagos de maneira aleatória, principalmente quando se trata de uma floresta como essa, onde em certos lugares nem uma bicicleta conseguiria circular.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS4.png[/img]


- Vou mostrar alguns exemplos de como sobrepor os layers:
[img width=43 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-Exemplodelayer1.png[/img]

[img width=43 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-Exemplodelayer2.png[/img]


5º Passo

-Preencher os vazios dos contornos é o objetivo desta etapa.

-O recomendado também é já nesta etapa variar usando aqueles "montinhos"(ou arbustos não sei ao certo o nome) maiores e os menores, e com bastante atenção para que em alguns lugares possa colocá-los por baixo de alguma sombra, para então passar ao Jogado uma pequena sensação de profundidade.


[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS5.png[/img]


6º Passo

-Continuar o que estava sendo feito anteriormente é o objetivo desse passo.

- Veja, no final do sexto passo o contorno de toda floresta já está quase pronto.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS6.png[/img]


7º Passo

-Pronto, todo o contorno da floresta esta pronto.

- Vale lembrar que nem comecei a detalhar o cenário e o uso do layer de eventos já foi necessário para sobrepor e dar mais impressão de realidade e noção de profundidade.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS7.png[/img]


8º Passo

-Depois de todo o contorno feito, preencha também as áreas verdes ( lembra que no começo da aula eu falei que elas seriam preenchidas?)

-Agora veja também que os caminhos na floresta começaram a se formar, ou seja, a construção dessas “ estradas” na segunda etapa foi crucial para não ter como resultado final uma floresta com aspecto completamente simétrico.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS8.png[/img]


9º Passo

-Pronto, a base da floresta está terminada.

-Mas veja que mais eventos apareceram. isso aconteceu porque antes de começar a detalhar eu preenchi ainda mais os espaços vagos, então o uso do layer de eventos foi necessário para servir de camada de mapeamento.

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS9.png[/img]

10º Passo

-O objetivo dessa etapa é detalhar a floresta;

-Use os autotiles para variar a areia que esta no caminho;

-Use o autotile verde-escuro por debaixo das arvores usando o layer 1 , dando uma impressão de área mais fértil, mas lembre-se, não use por baixo de TODAS, tente variar;

-Use a grama ao invés de fazer grandes áreas gramadas, faça pequenas áreas, uma perto da outra e sempre concertando as quinas, e no meio de uma linha de grama e outra use o autotile verde, o resultado será ótimo, pois o chão de sua florestas ficara muito variado, faça algo assim:

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-Exemplodegramas.png[/img]

- As flores e plantas também podem ser usadas para variar ainda mais sua floresta, dependendo da impressão que você queira passar, use e abuse das flores e plantas.

- E depois de tudo isso, você ainda terá muitos outros recursos para usar, como os troncos de arvores, os morrinhos, depois de colocar um pouco de tudo isso sua floresta ficará mais ou menos assim:

[img width=186 height=150]http://i229.photobucket.com/albums/ee243/Juniormaker/AulaExtra2-FlorestaSS10.png[/img]


Bom pessoal, esse método teve como objetivo explicar como fazer uma floresta “bacana” de uma maneira simples e pratica, mas novamente quero deixar claro que nem todas as florestas terão de ser assim, você pode variar, pode por menos areia nos caminhos, talvez ate nenhuma, isso vai depender de você, e de como esta variando as florestas do seu jogo, pois um grande jogo provavelmente terá vários cenários de floresta, neste caso então você será obrigado a fazer vários tipos de floresta, para que não passe ao Jogador a péssima impressão de mapa repetido.

Novamente aqueles que quiserem postar SS de mapas para que eu avalie e possa assim ajudá-los nos pontos que precisarem, podem postar, assim que possível estarei avaliando os mesmos.

Então amigos mappers, aqui termina nossa segunda aula passo-a-passo, na próxima aula explicarei como fazer um pequeno vilarejo em um grande passo-a-passo.Por hoje é só, espero que tenha conseguido ajudar vocês a melhorarem vossos níveis de mapeamento.

E nunca esqueçam...tudo que você precisa já está com você, basta ter disposição, pois o seu sucesso depende daquilo que você acredita.

Obrigado.

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