Versão do rpg maker: 2000
-> Considerações
Quando eu comecei a usar o RPG Maker a muitos anos atrás, eu tinha muita dificuldade com o uso de switches. Acabei aprendendo por conta própria, mas depois de muito sofrimento que poderia ter sido evitado se eu tivesse acesso a um tutorial simples e direto. Eu acho que o que falta pra jogos bons saírem é uma informação mais direta e centralizada. Seria bom o pessoal fazer mais tutoriais pra ajudar os novatos e tal, então vou começar. Não uso mais o rpg maker a muito tempo, mas tenho um conhecimento básico, e vou transmitir o que eu sei pra motivar o pessoal a produzir mais e melhor.
-> Definição
Bom, pra começar vamos entender o que é um switch. Traduzindo a palavra switch vem do inglês (duh!) e significa literalmente "interruptor". A idéia básica por trás de um switch, é que quando ele é ativado alguma coisa acontece, do mesmo jeito que quando você "ativa" um interruptor da sua casa uma luz liga. Vamos partir pra prática. Crie um ambiente qualquer, um interior, uma vila, um castelo, seja o que for. Eu criei um pequeno vilarejo.
-> Acionando o interruptor
Vamos partir pra prática. Crie um ambiente qualquer, um interior, uma vila, um castelo, seja o que for. Eu criei um pequeno vilarejo.
Agora vamos fazer com que quando o herói fale com o vendedor, este lhe dará uma fruta para entregar ao velho no canto direito superior. E quando o herói voltar a falar com o vendedor ganhará uma recompensa. Mas por motivos educacionais vou começar de trás pra frente, primeiro vamos fazer o evento do velho.
Antes de fazer as falas do velho, vamos pensar em todas as possibilidades.
O herói poderá falar com ele antes de estar em poder da fruta, e depois. Então primeiro vamos fazer de conta que o herói ainda não tem a fruta, crie uma fala qualquer para o velho.
Em seguida crie um switch (seguindo as imagens abaixo) para dizer que o herói já acionou a ação "pedido do velho".
Vamos voltar ao velho depois, agora vamos ao vendedor. Por motivos educacionais e de organização, vamos enumerar as possibilidades de contato com o vendedor.
-Antes do pedido do velho (o vendedor não faz qualquer idéia que o heróis já entrou em contato com o velho).
-Depois do pedido do velho (agora o vendedor já sabe o motivo do herói estar falando com ele, é aqui que o switch vai nos ajudar)
Abra o evento do vendedor (no meu caso, vou criar um evento na caixa em frente ao vendedor, porque o herói não entra em contato direto com o vendedor) e coloque uma fala qualquer.
Agora clique aonde diz "New Page" (nova pagina), uma nova página vai se abrir dentro do mesmo evento, selecione "switch" logo abaixo onde diz "Event Condition" (condição de evento), clique nos "trés pontinhos" selecione o switch que você criou (no meu caso "pedidovelho" clique OK e você deve ter atingido alguma coisa tipo essa:
Então nessa nova página, crie uma fala para o vendedor levando em conta que o herói já conversou com o velho, de a fruta ao herói (vou assumir que você sabe fazer isso) e crie um novo switch para criarmos uma nova página no evento do velho, aonde ele recebe a fruta.
O resultado deve ser algo assim:
- Mas tiu... e itens mágicos?
- Cala boca muleque.
O evento do velho, deve ficar algo parecido com isso:
Boa sorte a todos com seus projetos, e qualquer duvida que eu puder responder, podem perguntar.
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