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domingo, 10 de maio de 2009

final fantasy 7

cd1

introduçao
Final Fantasy VII pode ser até um jogo fácil, mas possui muitas armadilhas e segredos, e necessitara que os personagens estejam fortes. Este jogo é grande, a media para fechar com todos os bônus é de 70 horas, então, prepare-se para longas horas de jogo, tarefas e enigmas, pois FFVII possui muitos segredos. É bom prestar atenção nas falas dos personagens, saber inglês cai bem. Este detonado visa acabar o jogo com o Maximo de bônus e extras, porem esses extras não precisam serem feitos na ordem que são apresentados no detonado (com exceção de alguns é claro).

Ataque ao primeiro reator
A primeira CG de abertura mostra Aeris olhando para a Lifestream, depois da CG, você começara saindo do trem.

Comandos básicos de cenário/menu/batalha

X cacelar [segurado correr]
O selecionar/botão de açao
triagulo menu


Ande para frente e verifique o corpo do soldado a frente, verifique duas vezes e ganhe duas potions (item que você ira usar daqui a pouco). Avance um pouco e você encontrara dois soldados e tera sua primeira batalha

Comandos de Batalha

ATACK = ataque normal [muda quando voce equipa outra arma]
MAGIC = magia [cosegue quando voce equipa um material]
ITEM = utilizar o item que voce tenha

Nesta primeira batalha, ataque normalmente os inimigos, depois, vá pela porta da qual os guardas saíram e continue em frente até encontrar os membros da AVALANCHE, eles perguntaram seu nome, lhe aconselho a deixar os nomes como está, mas isso fica a gosto de cada um.

Lgo após dar um nome para Barret também surgirá uma pequena CG mostrando o reator. Continue avançando seguindo o pessoal até chegar em uma ponte em forma de “T”, vá pelo caminho do centro e chegue até o primeiro Reator.

Fale com Barret e ele entrara para o seu grupo, fale com o pessoal para eles decifrarem o código, antes de entrar no elevador, desça um pouco e pegue um baú (como na figura abaixo).












Desça pelo elevador, logo após desça as escadas até entrar na porta em lá embaixo, pule a parte quebrada e chegue até a escada, se pendure nela usando O e desça usando as teclas adicionais, pegue o item e continue descendo até chegar ao Save Point. Siga em frente e plante a bomba, ira aparecer o primeiro chefe do jogo

Chefe - Guard Scorpion – Este é fácil, use ataques normais e magias Bolts. Quando ele levantar a cauda pare de atacar, pois ele tem um contra ataque muito forte. Use este tempo para se curar (com potions no menu item). Quando mata-lo, você ira ganhar uma arma para Barret, equipe-a no menu equip

Depois de matá-lo você terá dez minutos para cair fora do reator. Faça o mesmo caminho que fez antes, subindo as escadas, mas NÃO se esqueça de falar com Jessie quando estiver subindo (aquela que estava te ensinando a pular), ela vai saltar sobre você e vai subir. Suba pelo elevador e fale com Jessie para ele abrir a porta. Saia do Reator e ele ira explodir

Comprando flores e encontrando Tifa

Depois de tudo explodir, os AVALANCHES estarão reunidos de novo, depois da conversa eles irão para pontos diferentes, suba as escadas ao fundo e passe para a próxima tela.

Lá você encontrara Aeris, ela ira falar com você, responda as perguntas nesta ordem para comprar flores: segunda, primeira, primeira. Saia pelo mesma bifurcação que ela e, na próxima tela, va andando para baixo e pegue uma Potion, desça e continue andando. Você encontrara os guardas da Shinra, você pode escolher lutar ou fugir, eu recomendo lutar, para garantir experiência para Cloud

Escolhendo ou não lutar, Cloud ira pular no trem e encontrara Barret e os outros novamente. Fale com o pessoal e entre no vagão, la dentro, fale com Jessie e ele lhe mostrara o esquema de Mifgar (a cidade em que você está). Quando o alarme tocar, fale com Barret e desça do trem. Já fora, fale novamente com o pessoal e entra na bifurcação da esquerda.

Suba um pouco e salve o jogo se quiser, depois entra no caminho da esquerda. Você chega a pequena vila, veja Barret expulsar os clientes do bar, fale com ele na entrada e entre no bar

Lá dentro você encontrara Tifa e ira falar com ela, vai aparecer uma mensagem perguntando se você quer dar as flores para ela ou para Marlene, escolha o que preferir. Depois da conversa, tente sair do bar e Barret ira entrar, falara com Marlene e Tifa e ira descer ao esconderijo dos AVALANCHES, desça por la também. Fale com Barret e depois com Tifa, suba pelo fliperama e tente novamente sair do bar, Tifa aparece e vai lhe contar uma lembrança.

Depois da lembrança Cloud finalmente entrara para o grupo. Passe uma noite no esconderijo e depois suba e fale com Barret e Tifa, eles entraram para o seu grupo. Ps.: Nesta conversa Barret ira lhe perguntar se você quer ver o tutorial das matérias, não é necessário, pois explicarei isto mais tarde.

Agora você terá liberdade para comprar itens, matérias e equipamentos para seus personagens. Vá para baixo no vilarejo e você encontrara uma casa de três pisos, o primeiro é a loja de equipamentos, o segundo é a sala para iniciantes e o terceiro é o hotel (suba as escadas). Vá a sala para iniciantes e pegue uma matéria All que está no chão.

Tutorial Básico das Matérias

Matérias são a fonte de poder no FFVII, sem elas será praticamente impossível virar o jogo. Elas são umas pedrinha coloridas que você pode achar, comprar ou ganhar. Podem ser equipadas em todos os personagens e cada uma possui suas características e funções.

Tipos de Matérias
Ps.: Por enquanto só explicarei as que você possui, ao longo do jogo explicarei para que serve cada tipo

- Support: Matérias que podem ser “lincadas” com outras afim de que melhore ou acrescente alguma função especial.
- Magic: São as magias propriamente ditas, tais como Fire, Ice, etc. Podem serem usadas através do menu Magic

Como funcionam as matérias

As matérias podem ser equipadas no menu Matéria, cada personagem possui matérias equipadas em sua arma e bracelete, o numero maximo de matérias equipadas em um personagem depende de quanto sua arma ou bracelete possuem espaço para equipar matérias.

Acesse o menu matérias e você vera os espaços para equipa-las, você pode ver que alguns possui ligações entre si, é assim que você pode “ligar” uma matéria a outra para fazer um efeito diferente. Obs.: Só algumas matérias são capazes de fazer isso as support.

Você pode tirar matérias com o botão triangulo. Entrando em Check, você pode ver como está o menu de batalha do personagem e em "Arranje" abrira uma série de opções como organizar, colocar fora, trocar entre os personagens etc...

Você pode botar matérias apertando nos buracos vazios e escolhendo uma da lista para equipar, recomenda-se que você faça Restore+All, para você poder curar a vida de todo o grupo em apenas uma rodada.

Evoluindo Matérias

Matérias também evoluem de nível assim como os personagens, mas evoluem com AP (Ability Points, do inglês, Pontos de Habilidade) que é ganho em todas as batalhas junto com experiência. Por exemplo: a matéria Ice evolui ao nível 2, então será possível o uso da magia Ice 2. Alguma, por exemplo, quando evoluem, podem serem usadas duas vezes na mesma batalha (matéria All, por exemplo).

Quando uma matéria chega ao ultimo nível (MASTER), você ira ganhar outra igual no nível 1.

Matérias a serem desenvolvidas

De inicio é bom que voce evolua todas, mas uma matéria que você precisa realmente desenvolver será a matéria All, e quando ela chegar ao MASTER é bom você tirar a que está no MASTER e botar a que está no nível 1. Pois no nível MASTER a matéria All vale mais do que 1.000.000 e você necessitara deste dinhero para fazer o chocobo dourado no segundo cd. Então é sempre bom ter uma dessas sobrando.

As outras também sempre é bom desenvolver, como lighting, ice, fire e principalmente Cure, que será de grande ajuda.

Tutorial dos Limits

Limits são ataques mais forte que um personagem pode dar quando sua barra Limit chega ao Maximo. Essa barra enche a medida que você leva dano dos monstros e inimigos ao longo do jogo. Existem 4 leveis de Limits, você pode mudar esses leveis a medida que vai ganhando mais.

Cada level do Limit possui dois limits diferentes, mas você so terá por enquanto o primeiro do level 1. Para conseguir o Limit 2 do level um você precisa usar este limit algumas vezes. E para conseguir o primeiro do nível 2, o jogo conta quantos monstros o personagem matou. Quando esse contador chega em um certo numero vc aprende o próximo limit.

Há vezes que você ganha um limit do level 2 mas não ganha o segundo do level 1, nestes casos, é bom você continuar usando o de level 1 até conseguir o segundo do nível 1. Por que o limit nível quatro (final limit), não são conseguidos lutando, são todos itens e para usa-los, você ira precisar ter naquele personagem todos os limits de todos os níveis.

Treinando Personagens

Os personagens de FFVII evoluem com experiência, que é ganho nas batalhas. A quantidade dependendo do lugar e doinimigo com quem você está lutando. Durante o jogo, vou escrever aqui quais são os leveis que você pode estar para ir a determinado local sem problemas, mas isso também fica a critério de cada um. Porém, lembre-se de quanto maior o level do personagens, maior vai ser a facilidade. Sempre quando eu falar um level para você estar, eu vou estar me referindo a Cloud, não necessitando que todos os personagens estejam naquele level. Eu recomendaria terminar este cd no level 50 com Cloud mas isso você mesmo decide.

Se você for para a tela do trem (se você quiser treinar, NÃO entre no trem) e para a direita, você entrara em outra tela com alguna monstros para lutar, ali é um bom lugar para treinar, recomendo que evolua Cloud até o level 10 lá.

Obs.: Você pode ir ao hotel para recuperar HP e MP cada vez que eles estejam baixos.

Ataque ao quinto reator

Quando você achar que estiver pronto você deve entrar no trem e ele ira partir. No trem, espere o dialogo de inicio e fale com Tifa, quando o alarme começar a tocar, surgira um contador, daí você terá alguns segundos para trocar de vagão. Va fazendo isso em todos até chegar em um que todos os personagens irão pular para fora.

Va para o fundo do cenário e você ira chegar numa parede com um campo de energia verde, Cloud ira verificar o tubo ao lado, escolha duas vezes a primeira opção pra ele descer pelo tubo. Lá dentro, pegue o item no chão e continue avançando. Desça as escadas.

Na próxima tela, não suba a primeira escada, continue indo e suba na segunda escada (aquela perto de Wedge). Na próxima tela, pegue o item escondido no chão e entre pelo tubo da esquerda


Na próxima tela, não suba a primeira escada, continue indo e suba na segunda escada (aquela perto de Wedge). Na próxima tela, pegue o item escondido no chão e entre pelo tubo da esquerda.

Na outra tela pegue o item no chão e se quiser salve seu jogo. Suba as escadas e você estará dentro do Reator.

Aqui não tem segredo, escorregue pelo tubo e siga pelo mesmo caminho do Reator 1, chegue até o centro e plante a bomba. Cloud tem uma visão mas não é nada de mais. Volte pelo caminho que você veio mas em vez de ir pelo tubo, suba as escadas e continue até chegar ao elevador.

No andar de cima, pegue o item no baú e va para a esquerda, lá haverá uma mesa com 3 botões, Barret e Tifa vão para os dois de traz enquanto Cloud vai para o da frente, você tem que apertar os botões ao mesmo tempo que Barret e Tifa, para isso, espere e veja quanto tempo eles demoram para apertar e tente fazer no mesmo tempo que eles.

Feito isso, a passagem ira se abrir e você terá o caminho livre, saia do Reator e você estará na ponte em forma de “T”.

Será uma armadilha, os soldados e o Presidente estarão lá. Prepare-se para enfrentar mais um Chefe.

Chefe - Air Buster - Ele estará de costas para você, o que ira aumentar muito mais o dano. Ataque com armas ou Bolt, se a energia estiver baixa, você pode curar com Cure (não use potions), se você lincou All+Restore poderá curar a energia de todo o grupo.

Depois de derrota-lo, Cloud ira cair da ponte e acordara numa igreja.

AerisThe Flower Gril

Na igreja você encontrara Aeris (aquela que vendeu as flores), depois do evento, fale com ela até Cloud perguntar seu nome (de Aeris). Reno aparecera, fale com Aeris mais uma vez e Cloud ira falar com o Reno.

Cloud e Aris irão fugir por uma porta nos fundos, na próxima tela, suba as escadas até chegar em uma parte em que Aeris se recuse a pular. Os soldados atirarão nela e ela caira em baixo. Com Cloud, continue subindo até achar alguns barris. Você deve atira-los em uma ordem certa para que Aeris não precise batalhar sozinha. Está é a ordem certa dos barris.

1º - Barril do fundo a esquerda.

2º - Barril do fundo a direita

3º - Barril da frente a direita

Feito isso Aeris ira subir e pular a parte que não conseguia. Na próxima tela você deve avançar e subir numa madeira quebrada para sair da igreja

Avance pulando por cima das casas até chegar em uma ruazinha de terra, haverá um Save Point por perto, se precisar, salve seu jogo.

Va até a próxima bifurcação e você ira chegar numa tela com um caminho para a esquerda e outro para cima, vá no caminho para cima para chegar num pequeno vilarejo, avance até chegar ao outro extremo e entre em uma outra bifurcação.

Você estará no pátio da casa de Aeris. Pegue os itens que tem no pátio (incluindo a matéria Cover)

Independet Matéria – Estas matérias quando equipadas em um personagem adiciona alguma característica nova ou melhora algum atributo, a cada level, mais esse atributo aumenta. A matéria cover faz com que o personagem que esteja equipado com ela cubra um aliado com HP baixo. Se você for usa-la, equipe-a em Cloud.

Depois de pegar os itens entre na casa de Aeris e assista o evento. Quando acordar, chegue até as escadas sem encostar em nada e sem correr, para que Aeris não veja você saindo. Volte o caminho que você fez no incio e você encontrar ela novamente naquele caminho da esquerda.

Na próxima tela apenas avance matando os inimigos e você vai chegar em um parquinho onde haverá outro evento, depois, siga Aeris e você chegara até Wall Market. Aqui há armas e braceletes melhores para seus personagens, sugiro que passe na loja de armas, ela está na segunda tela (em cima).

Na tela onde havia os inimigos é um bom lugar para treinar, assim você pode voltar e recuperar HP e MP no hotel de Wall Market. Se você for treinar, recomendo que pegue level 15 pra não precisar mais treinar até sair de Midgar.

Wall Market

Já no inicio tem uma bifurcação que vai dar num bordel . Vá la e na próxima tela fale com o cara de cabelos brancos, escolha a primeira opção para perguntar sobre Tifa.

Agora volte para a tela principal da cidade e suba até chegar na próxima tela, nesta tela continue subindo até chegar na mansão, la dentro, fale com o porteiro. Após o evento, volte a tela principal e entre na Butique (é a primeira loja depois de passar para a tela principal onde tem um monte de roupas), lá dentro, fale com a Balconista. Volte a tela de cima e entre num bar do lado esquerdo. Lá dentro fale com o cara da foto e escolha sempre a segunda opção para ganhar a Sllk Dress.

Muito bem, volte para a Butique e fale com a balconista para Cloud experimentar o vestido. Volte para a tela de cima e entre na primeira casa a direita, é o Ginásio. Lá dentro, fale com o cara perto do ringue para fazer uma competição, tente fazer mais exercícios que o boxeador para ganhar a Blonde Wig. Volte para a tela principal do Wall Market e vá na loja de matérias (é uma casa que tem um velho perto de um caldeirão na porta). Lá dentro, fale com o comerciante e responda a duas vezes a primeira opção. Vá para o hotel e durma, no meio da noite, compre o item de 200 gil da maquina. Volte a loja de matérias e de ao vendedor o item para ganhar a Diamond Tiara. Vá ao restaurante (um pouco abaixo da loja de matérias) e peça qualquer prato, responda “it food was all right”.

a farmacia (em baixo do restaurante) fale com o comerciante e pegue o Digestive. Volte ao bar e vá a esquerda numa porta, entregue o Digestive para o cara lá dentro (fale com ele duas vezes e escolha a primeira opção) e receba o Sexy Cologne.

Fale com o cara de roupa branca (foto) para receber o Members Card. Vá para a tela do bordel e fale com o cara da porta, Cloud entrara e Aeris esperara lá fora.

Lá dentro, de uma espiada (vá na porta e selecione a segunda opção) no primeiro quarto a direita para ver um evento. Agora vá para o segundo quarto da esquerda e escolha duas vezes a primeira opção para entrar. Assita ao evento e saia do Bordel, vá para a Butique e, no trocador, faça Cloud trocar de roupa. Muito bem, salve seu jogo e vá para a mansão de Don Córneo.

Don Córneo – A armadilha

Fale com o cara na frente da porta para entrar na mansão, lá dentro, fale com o balconista, suba as escadas e vá para o quarto da esquerda. Lá dentro fale com Tifa e pegue o item, depois suba e entre no quarto do meio. Lá entara Don Córneo, ele ira escolher alguém para ir para o quarto, ele pode escolher Tifa, Aeris e até mesmo Cloud. Depois de ele escolher, se livre dos homens que estão tentando pegar Cloud. Depois vá ao quarto da direita e salve Tifa ou Aeris. Depois vá no quarto do meio e fale com Don Córneo. Fale com ele e você caira em uma armadilha. Assista a cena no quartel da Shinra e você estará nos esgotos.

Fale com as duas e enfrente um chefe.

Chefe - Aps - Este é fácil. Mas tome cuidado com seus ataques, que podem tirar grandes quantidades de HP, por isso, mantenha-o sempre alto, para evitar transtornos. Recomendo que use a magia FIRE, que causara um bom estrago. Use e abuse de Limits. Após mata-lo, arrume as matérias de Tifa se precisar.

Bom, neste cenário haverá alguns itens no chão (incluindo uma matéria), pegue todos antes de descer pelo alçapão.

Command Matéria – São as matérias amarelas, elas adicionam algum comando a mais no menu de batalha ou modificam algum já existente, no caso da matéria Steal, ela adicionara o comando Steal, que evoluira mais tarde para Mug. Steal é uma das matérias a serem desenvolvias, pois você precisara bastante dela.

Na próxima tela, atravesse a água e suba pela parte quebrada da grade, suba as escadas e salve se precisar.

A queda do Setor 7 e a História de Aeris

Agora você está numa tela cheia de trens, entre no primeiro trem perto do Save Point e cheque as outras portas, no barril que está ali perto há uma Hi-Potion, depois volte e suba em cima pela escada

Suba por cima do trem e continue indo, pegue o Hi-Potion e passe para o outro trem, desça e lá embaixo haverá outro barril, pegue mais um item. Passe pela parte livre e fique entre os dois trens e entre no trem da direita. Atravesse o trem e saia pela outra saída, suba na escada e desça do outro lado, entre no outro trem e atravese-o, você chegara ao fim da tela

Na próxima tela haverá um outro barril bem a esquerda. Vá para o canto superior direito da tela e mecha no primeiro trem para faze-lo sair do lugar. Suba no próximo trem e pegue o item. Desça e mova o próximo trem, suba novamente e pule para o outro trem, por cima daquele passe pelo ferro, desça do trem e passe para a próxima tela.

Você estará na estação, vá para a tela da esquerda e assista o evento. Quando acabar, salve seu jogo e suba as escadas. Lá em cima você enfrentara um dos Turks.

Chefe - Reno – Ele tem ataques que prendem seus personagens dentro de pirâmides, use ataques normais para destruir as pirâmides. Se quiser use Fire e Bolt, mas tenha MP suficiente para curar o grupo.

Após isso tudo ira desabar e você estará novamente no parquinho, há uma matéria Sense (amarela) escondida um pouco baixo na tela, serve para ver os HP’s e status dos inimigos. Vá para a tela de baixo e continue indo, agora você precisa voltar para a casa de Aeris, vá novamente ao vilarejo, atravesse-o e chegue a casa de Aeris.

Após o evento suba no segundo andar e fale com Barret, desça e fale com Tifa, tente sair da casa e os 3 irão se reunir novamente. Salve seu jogo e volte para o Wall Market. Agora, na loja de armas, fale com o comerciante da esquerda e compre as baterias. Vá para a parte de cima do Wall Market e siga as crianças indo para uma bifurcação na direita. Fale com o cara que está lá e suba pelo tubo.

Suba colocando as baterias no seu devido lugar. Haverá um ferro balançando, deixo ai e suba para a próxima bifurcação, ponha a bateria no lugar e pegue um Ether. Agora volte para a tela, numa parte aparecera uma mensagem dizendo para você pular na hora em que o ferro estiver no local, espera ele chegar até a extremidade onde você está e pule. Se enganche nele e chegue até o outro lado. Continue subindo e você chegara a Torre da Shinra.

A torre da Shinra

Agora você está no centro da poderosa companhia. Siga e salve seu jogo se quiser. Entre e veja o evento, mate os guardas que aparecerem, suba as escadas. Aqui você pode ir pelas escadas, não ver nenhum inimigo e ganhar um elixir, ou também ir pelo elevador cheio de batalhas e ganhando experiência. Eu pessoalmente prefiro ir pelo elevador mas isso fica a decisão de cada um.

Quando chegar no andar 59 avance e mate os guardas que aparecerem, você vai achar o Key Card 60, agora, entre nos elevadores da direita. Só existe um andar para ir que é o 60. Quando chegar, vá para a sala da esquerda, agora você terá que fazer Cloud, Tifa e Barret passarem sem serem vistos. Para isso, passe na frente somente quando os guardas trocarem de posição entre as colunas, tome cuidado para não ser visto daí vai ter briga. Avance pela escada e chegue no próximo andar.

No próximo andar fale com o cara da foto e reponda......” para ele, ele ira dar-lhe a Keycard 62. Suba novamente as escadas.

No outro andar fale com um cara de roupa marrom que está numa sala no lado esquerdo. Quando ele sair, fale com ele mais uma vez e ele lhe perguntara uma senha, quase sempre é Mako mas se você errar não tem problema, continue tentando até ele lhe dar o Keycard 65. Nas outras salas não há nada para pegar então continue subindo.

No próximo andar você pode entar pegar os itens dentro das salas abrindo somente 3 portas ou continuar seguindo.

Neste outro andar há varias salas, na academia não há nada para fazer mas você pode salvar o jogo e dormir na sala ao lado, nos armários na parte de cima há alguns itens.

Suba para o próximo andar e haverá uma série de baús e uma maquete de Midgar no centro, a maquete está incompleta, as partes que estão faltando estão dentro destes baús, você deve pegar as partes e colocar nos seus devidos lugares. Para isso, você terá que ir abrindo os baús em uma certa ordem, abra um baú e ponha a peça na maquete, ao fazer isso, outro baú ira se abrir. Quando terminar, pegue o Keycard 66 no baú perto das escadas e avance para o próximo andar.

No próximo andar você chegou ao centro das reuniões e está acontecendo uma agora, vá para os banheiros que estão no lado esquerdo e suba pelo tubo de ventilação, após ouvir a conversa volte pelo tubo. Volte as escadas e veja Hojo subindo-as, siga-o para chegar ao próximo andar.

Siga Hojo até o laboratório e assista ao evento. Quando acabar, avance depois das caixas e entre no elevador de aço, há uma matéria Poison dentro de um baú, salve seu jogo se quiser.

No outro andar você encontrara Aeris e Hojo novamente, assista a mais um evento. A coisa vai dar errado e você terá que escolher alguém para proteger Aeris, faça sua escolha e denomine um nome para Red XIII, após isso haverá um chefe para matar.

Chefe - Sample HOS 12 – Ataque com magias, de preferência FIRE e BOLT e use ataques normais, não mate os bichinhos que aparecem com ele. Não se preocupe com o poison e cure sempre o HP quando estiver baixo.
Quando tudo acabar NÃO se esqueça de pegar a matéria Enemy-Skill que está dentro do recipiente onde estava Aeris.

Enemy-SkillÉ uma command materia que possui 24 estrelas, cada uma destas estrelas representa um ataque inimigo que você pode aprender ao longo do jogo. Por enquanto você não terá nenhuma Enemy-Skill, mas aos poucos você ira conseguindo habilidades para esta matéria. Sempre deixe-a equipada em alguém do grupo, por que para aprender uma técnica inimiga, você deve ser atingido por esta técnica e sobreviver.

Voltando a programação normal, fale com o cara que está na parte de cima do andar e receba o Keycard 68 dele, pegue dois itens azuis que estão no chão e siga o cara até as escadas. Volte ao andar 66 e use o elevador, lá dentro você será preso. Assista ao evento e você estará na prisão.

Na prisão fale com todos e depois durma. No outro dia você encontrara as portas abertas, verifique o corpo do soldado e va acordar Tifa. Siga-a, fale com ela e pegue a chave, libere Red XII e Barret e fale com o pessoal. Você ira jogar com Tifa, Cloud e Aeris, arrume as matérias se precisar. Vá para onde estava o Projeto Jenova e fale com Red XII. Agora va nas escadas da direita e suba para o andar 68, vá para a esquerda e suba pelas escadas grandes para chegar ao próximo andar. Veja o corpo do Presidente. Use a porta de cima e vá para a sacada. Depois do evento Cloud ira ficar para trás, Tifa ira esperar por Cloud. Com Aeris, Barret e Red XII você deve ir para o elevador, lá haverá outro chefe para enfrentar.

Chefe - Hundred Gunner (e após: Heli Gunner) – Este sera chato de matar, somente Barret pode atacar com ataques normais, os outros devem atacar com magias, com BOLT de preferência, ou com Limits, então aproveite este recurso. De preferência faça com que Aeris cure o grupo. Após matar um ira vir o outro então esteja bem preparado.

Após matar os dois chefes você controlara Cloud novamente e terá que lutar sozinho contra Rufus, então arrume suas matérias (coloque Cure nele para não ter problemas).

Chefe - Rufus – Será Rufus e a sua pantera contra você, tenha cuidado com o HP. Mate primeiro a pantera antes que ela termine de dar Barrier em todos. Você pode usar Bio na pantera para terminar mais rápido. Depois mate Rufus com magias e usando Limits, sempre de olho no HP.

Depois da luta volte para dentro, desça as escadas e fale com Tifa para sair do prédio. Coloqu todos os seus personagens na linha de frente e Elemental+ Fire na armadura para enfrentar o próximo chefe. Faça com que pelo menos dois personagens tenham Restorte+ All. Lá embaixo assista a CG, agora você terá que derrotar os guardas da Shinra montado na moto, use Circulo para atacar pela direita e Quadrado para atacar pela Esquerda. Fique sempre de olho na vida dos personagens. No final da pista enfrente o ultimo chefe de Midgar.

Chefe - Motor Ball – Seus ataques são fortes, fique sempre de olho na vida e tenha alguém com Restore+All para curar o grupo rapidamente, ataque com ataques normais, Limits e magias Bolt. Com isso será fácil mata-lo.
Após mata-lo você ira descer para um campo amarelo, lá é a saída de Midgar, tente sair e escolha a segunda opção.

World MapO world map é o mapa do mundo de Final Fantasy VII, você pode ver o mapa apertando Start. No word map você pode salvar o jogo e trocar os membros da equipe em qualquer lugar. É aqui que você pode entrar em cidades, cavernas, etc.

Cidades, cavernas e chocobos

No mapa, vá para a cidade mais próxima, Kalm, e entre no hotel. Lá dentro suba para o segundo piso e Cloud ira contar uma história. Está cena demora bastante e explica muitas coisas na história então é melhor você prestar atenção se quiser entender. Não é necessário orientação, por que tudo que você fizer não ira interferir no seu jogo, basta você seguir os personagens e ir falando com todos. No meio da história você poderá salvar seu jogo então aproveite. No final receba o PHS.

Usando o PHSPHS é um telefone que serve para falar com qualquer membro do grupo, você pode usar esse telefone para trocar os membros do grupo ao bel-prazer, desde que esteja num ponto de salvamento. Para acessar o PHS, vá ao menu e escolha PHS, não se esqueça de quando trocar o grupo trocar também as matérias.

Em Kalm depois que Cloud contar sua história, vá no segundo andar do hotel, lá haverá um item em cima de um armário que você não consegue pegar, verifique aquele item algumas vezes para Cloud dar um chute no armário fazendo o item cair. Agora é bom você passar na loja de matérias e pegar uma matéria Earth (terra) e comprar armas novas. Depois vá para o world map.

O mapa do mundo é o melhor lugar para treinar, por que sempre há alguma cidade e um hotel para recuperar as energias. Agora eu o aconselho a treinar até level 20. Apenas tome cuidado com uns inimigos que roubam itens de você. Na terra (preta) perto de Midgar há um inimigo (Custom Sweeper) que contem uma excelente arma para Barret (Atomic Scissor), você pode rouba-la usando Steal.

Enemy-Skill - Matra Magic– Também perto de Midgar há um inimigo que solta um ataque chamado Matra Magic, e pode ser de grande ajuda no começo, ande por perto da área de Midgar para achá-lo. Também na parte Leste do mapa, haverá uns inimigos que possuem a Enemy-Skill chamada Level 4 Suicide.

Agora, vá em uma parte no mapa onde tem um pântano, você ira ver a sombra de uma enorme cobra. Não vá até ela, ela é muito forte para seu level. Bom, perto deste pântano há uma casa, é a Chocobo Farm. Fale com o chocobo perto da cerca e escolha a primera opção, veja a dança deles e ganhe sua primeira summom.

Summom Matérias – Estás matérias são raras e você só encontrara elas uma vez em todo o jogo, para conseguir duas você terá que elevar uma ao Máster. Summom matérias são deuses que podem ser evocados durante a luta, através do comando Summom. O numero de vezes que uma summom pode ser usada na mesma batalha vai variar sobre o level dela. Se estiver no level 1, uma vez, se estiver no 2, duas vezes.

Agora que você tem a Choco/Mog, entre dentro da casa a esquerda. Fale com o homem e responda a primeira opção, ele ira lhe falar sobre os chocobos. Agora vá para o celeiro, fale com o homem de cabelos laranjas (foto) e responda sempre a primera opção, depois escolha a opção Not Interesed para comprar a Chocobo Lure (ela é bem cara), também compre algumas greens. Não se esqueça de equipar a Chocobo Lure em algum personagem

Muito bem, volte ao World Map. Agora você precira andar em cima das pegadas de chocobos que estão por perto. Quando entrar em alguma batalha, talvez venha chocobos junto com os inimigos, você deve dar a green para o chocobo e matar os inimigos sem deixar o chocobo fugir (de várias greens para garantir). Cuidado para não atacar o chocobo, se não ele ira fugir. Se você matar todos os inimigos e deixar o chocobo ele ira se unir a você e poderá andar com ele pelo mapa.

Com o chocobo, você deve atravessar o pântano, NÃO chegue perto da cobra, e chegar a caverna ao outro lado.

Um pouco antes da cavena você ira assistir a um evento, quando acabar avance na caverna. Ela não é muito complicada, mas tem alguns itens escondidos.

Primeiramente você deve ir pelo caminho da direita, de la suba na pedra e pegue dois itens. Agora suba por uma planta no lado esquerdo da caverna (foto) e pegue uma matéria long range, equipe-a em Cloud que será de grande ajuda.

Enemy-Skill - Flame Thrower – Nesta tela há um inimigo que usa um ataque chamado Flame Thrower, que pode servir de ajuda no começo.

Agora volte a tela principal e desça um pouco e vá pela direita, haverá um baú, volte um pouco e vá pela esquerda. Nesta tela não haverá mais nada, avance pela esquerda até a próxima e encontre os Turks.

Depois do evento entre numa espécie de porta no fundo do cenário (foto) e pegue dois itens. Depois volte e suba as plantas e saia da caverna, você estará novamente no World Map.

Agora se você quiser poderá treinar até o level 25 para ajudar nas próximas missões.

Há uma personagem opcional que você pode pega-la em qualquer floresta do jogo, Yuffie. Ela pode aparecer em uma batalha em qualquer floresta do Word Map. Quando ela vier, faça essas ações para pega-la para o seu grupo: NÃO abra o menu e NÃO tente salvar o jogo quando a batalha terminar. Você deve escolher estás opções nesta ordem para ela se unir a você: segunda, primeira, segunda, primeira e segunda.

Vá agora para a cidade de Junon, que é um forte com um canhão que está escondido atrás de uma montanha

Saiba com quem está lidando – Jenova Birth

Quando chegar a Junon, fale com os modradores, no meio da cidade há uma bifurcação para baixo, que leva a praia, lá você encontrara Priscila. Haverá um chefe para matar.

Chefe- Botomswell – Este vai ser chato, pois você não pode atacar normalmente, a não ser Barret. Se você equipou Long Range em Cloud ele também poderá atacar normalmente, caso contrario use somente magias, summons e Limit’s. Ataque com magias Bolt (Bolt 2 se você tiver é claro), Bio também vai ser útil. Ele tem um ataque que aprisiona seus personagens em bolhas e os deixa perdendo vida muito rapidamente, use magias nesses personagens para solta-lo (de preferência magias nível 2 como Bolt 2, Ice 2, Fire 2 etc). Ele não possui muito (apenas 2500) então é um adversário facil.

Agora assista ao evento e Cloud terá que fazer respiração boca a boca em Priscila, para isso, deixe a barra de fôlego subir até o máximo e solte-a, repita o processo algumas vezes e Priscila acordara. Depois disto vá a primeira casa na entrada da cidade e fale com o cara na porta. Você poderá dormir de graça nas camas, então aproveite, para dormir respondendo a segunda opção.

Após dormir saia da casa e vá para o centro da cidade e suba as escadas para falar com Priscila. Você recebera sua segunda summom, a matéria Shiva. É bom equipa-la em algum personagem. Após o evento volte a praia.

Fale com Priscila e ela ira chamar o golfinho, você devera usa-lo para tentar subir nos suportes na parte de cima, para isso chame-o quando achar que estiver em um lugar apropriado. Quando estiver lá em cima, vá para a esquerda e suba, agora você terá uma rápida visão do Highwind. Saia da tela por baixo e desça o elevador usando o botão. Agora entre no quartel e veja o guarda vermelho, ele lhe chamara para trocar de roupa, verifique os armários e troque de roupa, ouça as explicações com atenção. Você terá a oportunidade de salvar no Save Point que está perto então aproveite.

Saia pela porta perto de baixo, assista a animação, você está no Forte de Junon. Depois do evento, você pode entrar nas portas ao longo da rua, lá haverá algumas lojas, depois vá seguindo pela rua até o soldado chama-lo. Fale com ele e entre pela passagem estreita que tem entre os dois prédios. Você terá que entrar na marcha e fazer os mesmos movimentos que os outros, quanto melhor for seu ritmo, mas porcentagem você ganha, logo após assista ao evento com Rufus.

Você ira voltar para os armários, agora você terá que fazer os movimentos conforme o soldado lhe mandar, quanto maior for a sua pontuação, melhor é o item que você ira ganhar. Depois de aprender volte pelo mesmo caminho e avance até chagar a entrada do navio, lá você terá que fazer os movimentos certos para impressionar Rufus. Depois disto você deve entrar no navio.

Lá dentro fale com todos várias vezes e aproveite para pegar os itens que estão disponíveis, depois suba as escadas e continue falando com todos (alguns são os AVALANCHES disfarçados) de soldados. Fale com o cara da foto que ele poderá lhe dar poção para recuperar toda a vida e outras coisas.

Depois de falar com todos, fale com Barret e ele ira para a outra tela, siga ele e assista ao evento, depois do alarme tocar vá para o centro e monte um grupo. Desça as escadas novamente e você poderá pegar alguns itens que não podia antes, uma matéria por exemplo

Agora entre na porta de esquerda e prepare-se para enfrentar Jenova.

Chefe – Jenova Birth -Jenova ataca com Stop, então tenha itens para anular o efeito, não use Bio, se você estiver em um level um pouco alto pode tentar mata-la com ataques normais, mas é bom usar magias level 2 e bastante Summons.

Quando acabar, não esqueça de antes de sair pegar a matéria e o item na parte de cima. Feito isso o barco ira parar no porto. Quando tiver na cidade, explore a área e vá para a tela da direita (uma praia), e fale com Hojo. Depois compre a matéria Revive na loja de matérias, e equipe-a em algum personagem. Depois saia da cidade.

Gold Saucer

Nesta área não aconselho você a treinar, pois encontrara apenas um inimigo chato que não dara muita EXP. Siga pela trilha das montanhas e chegue na caverna no outro lado.

Dica – A partir de agora é bom juntar 30.000 Gil para comprar uma passagem vitalícia para Gold Saucer, o parque de diversões.

Quando chegar na montanha, vá apenas subindo as telas, fale com o cara na entrada e continue indo até chegar ao reator, apenas atravesse-o e siga pela tela de baixo, onde tem os trilho continue indo até chegar ao Save Point.

Agora os trilhos poderão cair de uma hora para outra, você deve apertar o botão O para não cair bem rapido, caso caia haverão itens lá então aperte o botão O para tentar pega-los. No final do caminho vá pelo trilho de cima.

Quando chegar lá, acione um botão dentro de uma casinha (aperte Select e veja o triangulo verde) isso fará com que abaixe a ponte para os outros passarem. Antes de ir embora haverá um ninho escondido de pássaros, se você subir ira lutar contra um pássaro e ira ganhar 10 Phoenix Down.

Agora volte pelo caminho e vá pelo trilho de baixo. Siga pela ponte que abaixou e continue seguindo o caminho, haverá dois trilhos em um haverá uma caverna escondida com alguns itens , e o outro segue o caminho, pegue os itens e siga pelo caminho da direita

Fazendo isto você chegara a North Corel, assista ao evento. Depois, você pode comprar equipamentos e se recuperar no hotel, mas não gaste muito, lembre-se que você precisa de 30.000 Gil, caso não tenha você pode sair da cidade e treinar um pouco para conseguir dinheiro, alias, é uma boa hora para conseguir level 30.

Agora entre em North Corel, entre em uma bifurcação perto de uma placa escrita Gold Saucer, você estará no trem que o levara ao parque. Suba e Barret ira contar uma história. Depois o trem ira subir e você chegara a Gold Saucer, na entrada, pague os 30.000 gil pelo ingresso vitalício e entre no parque.

Lá dentro assista ao evento e em Wonder Square, lá você encontrara Cait Sith, que se unira ao grupo.

Dica: Pegue a matéria Manipulate que vem com ele e equipe-a em alguém do seu grupo, você ira precisar desta matéria mais adiante.

Agora que você tem Cait Sith vá para o Speed Square e fale com Dio, depois vá para o Battle Square, lá você será jogado na prisão de Gold Saucer. Siga Barret e salve seu jogo, depois entre na casa mais próxima de você e assista ao evento.

Quando acabar, escolha seu grupo e volte para a tela de cima, entre no deserto pela tela de cima na direita, ande pelo deserto algumas telas para a direita, então vá na tela de cima e depois na da direita novamente, você chegara á um deposito cheio de sucata.

Enemy-Skill - Laser – Haverá um inimigo nesta tela com grandes patas, parecido com uma aranha, use manipulate nele e use o seu ataque laser em quem estiver com a matéria Enemy-Skill, você ira aprender a técnica que pode ser muito útil.

Avance e entre na tela acima, equipe suas melhores matérias em Barret e assista ao evento.

Chefe - Dyne – Você terá que enfrenta-lo com Barret sozinho, é um chefe fácil, porem você terá que se curar talvez, use magias e Limits, se estiver confiante use ataques normais.

Depois de tudo você estará numa sala de espera esperando por sua vez de corre, haverá um summom no chão pegue-a pois você não poderá voltar ali novamente

Muito bem, aguarde a sua vez de correr com o chocobo, esse são os comandos que você devera usar para ganhar mais facilmente.

O – Aumenta a velocidade do chocobo e diminui a barra da Stamina gradualmente enquando você estiver usando.

R1 e R2 juntos – Aumenta sua barra de Stamina devagar.

Select – Aperte este botão para você controlar o chocobo sair do modo automático.

Logo na largada ultrapasse todos apertando O, mantendo, é claro, R1 e R2 pressionados sempre, quando sua Stamina estiver perto do fim (NÃO deixe muito perto do fim) pare e espera ela se recuperar um pouco, assim, sem muito sacrifício você ganha, quando ganhar, você estará livre para sair da prisão e ganhara como premio um carro para andar pelo World Map.

Gongaga

Agora você terá o bug para andar pelo world map, é um veiculo ruim comparado aos outros que tem mais adiante mas ainda sim é útil. Note que ele pode atravessar partes rasas dos rios.

Dica- Você pode voltar a Costa del Sol e entrar com o bug na cidade. Pegue o navio e volte a Junon, quando você sair da cidade o bug estará com você, ira haver uma caverna atravessando o rio, que não estava disponível antes, atravesse a água rasa até a caverna. Lá haverá um homem, ele lhe fala o numero de batalhas pelas quais você passou. Caso o número de batalhas for superior a 100, como os 2 últimos algarismos iguais e impares (111, 133, 199) você ira ganhar a Mithril, um item que você pode trocar pelo ultimo limit de Aeris.

Na área de Gold Saucer, atravesse o rio na parte rasa e chegue num reator destruído, que está no meio duma floresta, está é Gongaga Town.

Enemy-Skill - Big Guard – Está é indispensável para alguns chefes, então pegue-a agora. No litoral (praia) de Gongaga. Lá tem um inimigo (foto) que possui a Big Guard, uma enemy-skill que adiciona três estados a todos os seus personagens (Barrier, MBarrier e Haste), use Manipulate no inimigo e use a técnica em si mesmo. Também na área de Gongaga, na floresta em volta da cidade, há uns sapinnho que tem a Enemy-Skill Frog Song.

Dentro de Gongaga você encontrara os Turks, haverá um evento e depois uma batalha.

Chefe - Reno e Rude – Nenhum dos dois possuem ataques fortes, mas é bom ter cuidado e usar Cure 2 de vez em quando. Você pode derrota-los com ataques normais e Limit’s, se quiser ataque com magias ou Summons. As vezes um dos Turks cura o outro, esteja atento. Caso você consiga matar os dois juntos você ira ganhar dois itens.

Após a batalha vá pelo caminho de cima e chegue ao reator destruído. Assita ao evento e vasculhe pelo reator, você ira achar uma summom Titan lá dentro, pegue-a. Volte e entre pelo caminho da esquerda, na próxima tela, vá no caminho da esquerda e pegue uma matéria Deathblow, está matérias adiciona um comando que serve para atacar com o dobro da força, porem é preciso ter um Luck alto para funcionar, equipe-a somente quando tiver lugares vagos. Agora vá pelo caminho de cima e chegara a um pequeno vilarejo.

Se você entrar na casa mais abaixo, verá um evento. Nas duas mais acima há um item. Você pode comprar armas e itens nas lojas. Recomendo que você compre 3 White Cape e equipe em seus personagens, pois este item anula alguns efeitos ruins dos monstros desta região. Você pode ir dormir no hotel para se recuperar.

Saia de Gongaga. Na floresta em volta, tem inimigos que dão bastante experiência, se você comprou a White Cape os status Frog e Small não irão funcionar em você. Esta floresta é um bom lugar para chegar ao level 35.

Cosmo Canyon

Com o bug, atravesse a parte rasa do rio e chegue em uma cadeia de rochedos, ache seu caminho no meio deles. Quando estiver perto da cidade o bug ira quebrar, entre na cidade e assista ao evento.

Fale com o homem na entrada e responda “No” para ele, feito isso ele ira deixar você entrar. Se quiser explore a cidade, depois suba no rochedo e fale com Red XIII, continue subindo e salve seu jogo. O homem que está perto de você vende armas, mas eu aconselho a deixar as armas para depois, para guardar dinheiro para as matérias.

Continue subindo, entre pelo caminho da esquerda e suba. Você chegara em uma tela com vários caminhos, o da esquerda leva você para a vista de Cosmo Canyon, os dois de baixo levam para a loja de matérias e para uma cozinha.

a loja de matérias eu recomendo você comprar 3 matérias HP Plus, para por uma em cada personagem. Está matéria é muito útil e aumentara 10% de hp no level 1, e 20% no level 2. Deixe sempre uma dessas equipada com os personagens do seu grupo.

Agora volte a tela anterior e suba as escadas, lá você ira deparar com a casa de Bugenhagen. Entre e fale com Red XIII para iniciar um evento. Quando acabar. Desça entre na loja de matérias e fale com Yuffie (ou qualquer outro personagem de seu grupo) para montar um grupo, não se esqueça de botar as matérias e as armas que comprou. Volte a casa de Bugenhagen e entre na única porta da sala, que leva ao planetário.

Depois do evento, desça todo o rochedo novamente e encontre com seus amigos, que estão perto da fogueira. Lá, fale com todos, duas vezes se precisar. Depois disso, Bugenhagen aparece e você terá que formar um grupo, feito isso, siga-o até ele parar perto de uma porta de ferro, fale com ele para abrir a porta.

Na caverna, desça as escadas e cordas para chegar no fundo, quando chegar, vá na saída que está na direita. Na próxima tela há vários itens e armadilhas. Você terá que ir em todas as armadilhas para apertar o botão, que abrira a porta.

Enemy-Skill - Death Sentence – Nesta tela, nas armadilhas, principalmente, há um inimigo que fica flutuando com uma lança na mão, tente manipula-lo e use a técnica Death Sentence em quem estiver com a Enemy-Skill, caso não consiga manipula-lo você pode esperar ele der o ataque.

Na próxima tela cuidado com uma poça escorregadia que faz você se chocar contra alguns espinhos, vá no caminho do lado esquerdo e entre na bifurcação para baixo, isso vai levar você a tela anterior mas em um lugar antes inalcançável, pegue a Added Efect no chão. Quando for voltar, passe pela poça bem no cantinho, para não escorregar para o outro lado.

Continue indo pelo caminho principal, desça no caminho de baixo e pegue os itens. Vá pelo caminho da esquerda e chegue na próxima tela.

Agora você terá uma porção de entradas diferentes, cada uma levando a um lugar. Vou numera-las contando da direita para a esquerda:

1º - Nada

2º - Item após matar uma aranha

3º - Nada

4º - Caminho certo

5º - Nada

Siga e mate uma aranha, cuidado com seus ataques. Continue e vá pelo caminho descrito na foto para achar um item.

Depois disso, entre no caminho principal e você terá que matar uma aranha, novamente, fique de olho em seu HP. Avance e chegue a bifurcação final, você terá que enfrentar um chefe.

Chefe - Gi Nattak – Não ligue para os foguinhos que tem junto, concentre seu ataque nele. Se você tocar uma Phoenix Down nele poderá mata-lo instantaneamente, caso não consiga, ataque com Limit’s, se quiser, use magias, menos Fire (Ice faz um bom efeito). Caso esteja perdendo muita vida, você pode soltar uma Big Guard para proteger seu grupo.

Quando acabar, siga e pegue uma matéria Gravity e equipe-a em algum personagem, você ira precisar dela em algumas partes do jogo. Agora assista ao evento. Quando acabar você estará novamente na fogueira, monte um grupo e tente sair da cidade, Red XIII aparece e volta para o seu grupo. Saia de Cosmo Canyon, o bug foi concertado então continue seu caminho.

Nibelhein

De volta ao bug, desça os rochedos e chegue na parte com grama, você devera atravessar mais um rio e chegara na área de Nibel. Saia do bug e entre na cidade de Nibelhein.

Depois do evento na cidade, vasculhe pela cidade e fale com todos que estão com uma capa preta, alguns irão lhe dar itens. Não entre na mansão no fundo, deixe isto para depois. Se você quiser pode dormir no hotel ou comprar itens.

Depois de ter falado com todos, vá a mansão na parte de cima da cidade.

Na mansão, você vera um porta no andar de baixo, bem no centro, entre nela e haverão dois caminhos. Vá pela direita e pegue um item no baú, volte a tela principal e entre em uma porta escondida no lado direito (foto), lá você conseguira pegar o item que faltava.

Enemy-Skill – ???? - Na mansão, existe um inimigo semelhante a uma balança, ele possui uma enemy-skill chamada ????, tente manipula-lo e use a técnica em você.

Agora suba as escadas e entre na esquerda, pegue o item na sala e vá para a sala onde está o cofre. Antes de verificar o cofre, recue seu grupo (so usar o comeando Order do menu nos personagens para faze-los recuar). Verifique o cofre, escolha a primeira opção para tentar abri-lo.

A senha correta é 36, 10, 59, 97. Mas para a combinação der certo você não pode passar de nenhum numero. Por exemplo, quando for ir para o 36, você não pode deixar passar do 36 (37,38,39...), mesmo que você volte o numero depois. Outro exemplo, quando você for por no 97, se passar desse número o código ira dar errado. O mesmo vale do 36 para o 10, você não pode passar do 10 (9, 8, 7...). Fazendo tudo certo o cofre ira abrir-se e você terá que enfrentar um chefe.

Chefe - Lost Number – Seu ataque é forte, por isso você deixou o grupo recuado. Se mesmo assim ele continuar lhe tirando muita vida, solte uma Big Guard para diminuir um pouco. Em sua primeira forma, ataque normalmente e Limit’s. Na segunda forma use magias (Demi não faz efeito), de preferência as level 3 (Ice 3, Fire 3...), se quiser, use Summons. Quando mata-lo, você ira receber o Cosmo Memory, que é o Limit Nível 4 de Red XIII.

Após a luta, pegue a chave dentro do cofre e uma summom no chão. Agora você já pode botar seu grupo na posição normal. Volte e siga pelo caminho da direita, na sala de cima haverá um item em um baú, na sala abaixo há uma porta que leva ao porão.

Desça as escadas para o porão, quando chegar lá em baixo, tem uma tela que possui um inimigo parecido com um zumbi de duas cabeças, caso você o encontre, recomendo que fuja da batalha (Pressione L1 e R1), por que você ira ficar lutando muito tempo com a criatura, não vale a pena.

Há uma porta escondida numa das telas do corredor (foto) , lá você encontrara Vicent, um novo personagem. Fale com ele, quando ele perguntar uma coisa, responda a primeira opção. Depois da conversa ele vai entrar novamente no caixão, fale com ele novamente e responda a segunda opção, você terá que nomeá-lo. Quando ele voltar novamente para o caixão, saia da sala e tente subir as escadas, ele aparecera e entrara para o seu grupo.

Agora continue seguindo no corredor até chegar na biblioteca, fale com Sephirot. Ele ira jogar uma matéria Destruct em você, pegue-a e equipe em alguém, pois você ira precisar dela nas partes finais do jogo.

Não há nada mais para fazer na mansão, saia e entre no caminho ao fundo da cidade. Você estará novamente no Word, vá pelo único caminho disponível e chegue as Mt. Nibel.

Siga o caminho na montanha, há dois caminhos diferentes que levam a dois itens, para acha-los, vá pelo caminho e suba a montanha por trás dele, chegando ao topo. De volta ao caminho principal continue indo e atravesse a ponte. Lá você vai ver vários tubos. Cada qual levando a um lugar diferente, veja a ordem dos tubos, contando da direita para a esquerda:

1º - Leva você direto para o final do caminho.

2º - Item em cima da rocha

3º - Meio do caminho

4º - Item

5º - Meio do caminho

Antes de entrar nos tubos, desça pela escada para libera-la e você poderá subir novamente. Após abrir a escada, suba e entre nos tubos 4º e 2º. Há uma porta na esquerda que o levara para um reator, lá não tem nada para ver então nem perca seu tempo. Avance e enfrente um chefe.

Chefe - Materia Keeper – Este é fácil, se você soltar Choco/Mog poderá paralisalo, depois disso é só atacar como bem quiser. Caso não o Choco/Mog equipado, ataque com magias e summons se quiser, caso esteja perdendo muita vida use Big Guard.

Após mata-lo, ele ira deixar uma matéria Counter Atack, esta matéria é importante para as partes finais do jogo, equipe-a em alguém (de preferência em Cloud), quando você consegui-la deixa-la no MASTER, equipe-a a outra que nasceu no segundo personagem e, depois, no 3º. Para que a cada ataque de um inimigo o personagem der sempre um contra ataque.

Continue o caminho e, para sair da Mt. Nibel, ande para o fundo da tela. Você estará na área de Rocket Town.

Rocket Town

Como o bug ficou do outro lado, vá caminhando mesmo. Nesta área, é um bom lugar para você pegar level 40. Você pode ir na cidade de Rocket Town para se recuperar, caso seu HP esteja baixo.

Entre na cidade, Cloud terá uma rápida visão do foguete derrubado, se você estiver precisando pode comprar itens e matérias nas lojas.

Vá no centro da cidade e fale com o velhinho na frente da casa (foto), fale com ele duas vezes, na segunda vez ele ira lhe perguntar uma coisa, responda a primeira opção para ter mais uma visão do foguete. Ele ira lhe dar uma espada, Yoshiyuki. Você só vera o verdadeiro poder desta espada quando um de seus aliados for morto em batalha. Voltando a programação normal, entre na casa de Cid (foto), pegue o item e vá até os fundos, lá você vai ver o avião Tiny Bronco.

Assista o evento e volte para o centro da cidade, agora vá para o foguete. Suba lá em cima, lá dentro você ira encontrar Cid, fale com ele duas vezes, na segunda, escolha a primeira opção. Após isso, volte para a cidade e entre novamente na casa e fale com Shera e começara um evento. Quando Palmer aparecer, saia da casa e veja o evento. Devolta a casa de Cid, vá para os fundos e enfrente Palmer.

Chefe - Palmer – Palmer não vai ser difícil, não use magias Demi, ataque com tudo que tiver. Só tome cuidado com seus ataques, que podem ser de vários elementos diferentes e tiram bastante HP. Cure sempre que precisar e caso não queira perder vida use Big Guard.

Depois de mata-lo, assita as CG’s. Quando acabar, você terá o Tiny Bronco ao seu comando.

O Tiny Bronco é capaz de andar nas partes rasa dos oceanos e nos rios, com isso você já terá uma grande liberdade pelo World Map e novos lugares poderão ser alcançados.

Em busca da Keystone

Agora, você pode ir para muitos lugares no mundo. No continente do lado esquerdo do mapa. Aquele é Wutai, você pode desembarcar nele pela parte de baixo que não tem montanhas. Lá é um ótimo lugar para pegar level 45, alguns inimigos dão X-Potion, que recupera toda a vida, é bom você ter bastante desses.

Só cuide para não subir nas montanhas, por que começara um evento que eu acho melhor você fazer no segundo cd.

Enemy -Skill Magic Hammer– Em wutai, na parte da grama escura, tem um inimigo parecido com uma planta pequena, você pode manipula-lo, ele possui o ataque Magic Hammer, que chega a roubar 100 de mp do inimigo gastando apenas 3. Também em wutai, na praia, há uma grande tartaruga, ela possui a Death Force, manipule-a e use a técnica em que estiver com a Enemy-Skill. Death Force é muito útil em algumas batalhas, está magia protege o personagem contra morte instantânea, como magias Death.

Bem, vamos buscar a Keystone em Gold Saucer, que é oferecida como prêmio no Battle Square. Vá para Gold Saucer e vá no Battle Square.

Você pode está no Battle Square (não se preocupe, ninguém ira lhe prender), entre na sala da direita que tem os dizeres: DIO’s SHOW ROOM. Lá, examine uma pequena pedra azul em cima de um altar (foto). Examine-a e Dio ira aparecer, quando ele perguntar uma coisa, escolha a primeira opção para participar de uma luta. Você não precisa ganha-la, mas se quanto mais você ficar na arena, melhor vai ser o item que ira ganhar.

Lutar no Battle Square é bem mais difícil do que lutar normalmente, por que você só poderá usar um personagem, contra vários inimigos. A cada grupo de inimigos que você derrota, vira um outro e você terá as roletas (tipo aquelas do limit de Tifa) para escolher uma habilidade para descartar. Com alguma sorte, você pode pegar até mesmo um Cure, se tiver azar você pode até perder metade do HP máximo.

Nota – Esse efeitos que você ganha no Battle Square vão sair do seu personagem quando a batalha terminar, voltando tudo ao normal.

Depois da batalha, você ganhara a Keystone de qualquer jeito, volte para a estação de Gold Saucer, lá você ira descobrir que o teleférico está quebrado. O grupo terá que passar a noite no hotel de Gold Saucer até ele ser consertado. Começara um evento.

Quando o evento acabar, você estará no quarto. Essa parte depende de algumas ações suas no jogo, você ira sair com Aeris ou Tifa.

Tifa – Se você deixou ela mais tempo no seu grupo, entregou a rosa para ela em Midgar e disse a Aeris que ela era sua namorada, então ela saira com você.

AerisSe você deixou ela mais tempo no seu grupo, entregou a rosa para Marlene e disse a ela que Tifa não é sua namorada, ela saira com você.

BarretCaso tenha misturado tudo, você ira sair com ele. Então, cuidado.

Dependendo com quem você sair, ira começar uma cadeia de eventos, vá seguindo o caminho de Barret, Tifa ou Aeris e você poderá ver as maravilhas de Gold Saucer. Na volta do passei, vocês flagram Cait Sith com a keystone, siga-o por onde ele for, no final, você encontar com os Turks. Depois de tudo, você estará novamente em seu quarto, volte para a sala principal para iniciar outro evento. Quando acabar, arrume as matérias de Aeris se precisar, saia do hotel e vá para o teleférico, que já está concertado.

No mapa mundi há uma pequena casa perto de Gongaga, lá você poderá trocar a Mithril pelo ultimo limit de Aeriss.

Temple of the Ancients

Este templo fica numa ilha ao sul do mapa, você só vai alcançá-la com o Tiny Bronco, veja na a localização do templo, caso tenha dificuldade em achá-lo.

Entre no templo e caminhe para frente para se iniciar um evento. Depois, suba as escadas e entre no templo, lá ira começar outro evento, você ira receber a Keystone de volta. Coloque a Keystone no altar e você será levado a nova sala do templo.

Está sala é complicada, tem muitas entradas, saídas e caminhos diferentes. Você pode tentar seguir caminhos alternativos para conseguir itens, neste detonado irei descrever o caminho para chegar ao final.

Primeiro, avance, não ligue para a primeira escada, desça pela segunda, que está um pouco acima da primeira. Desça por ela e você estará um nível abaixo, vá para a diagonal e chegue as plantas, para que Cloud possa descer, quando ele descer, continue passando por debaixo da escada e chegando ao baú.

Desça uma outra escada perto de você e suba em outro nível usando as plantas, lá haverá uma passagem pela qual você não pode passar. Suba por uma outra escada perto de você, pegue um Turbo Ether no outro lado atravessando a parte coberta e volte, suba novamente as plantas

Pegue o item no chão, desça as escadas e entre na única porta da área. Lá dentro haverá um pequeno evento, quando acabar, você pode falar com o velho para curar-se, comprar itens e salvar seu jogo. Agora volte e desça pelas plantas novamente, atravesse a parte coberta e desça pela outra escada que você não foi ainda.

Quando descer, siga pelo único caminho disponível seguindo o velho, use as plantas para subir e descer.

Você pode por um caminho alternativo para pegar uma matéria, no final, entre na grande porta no centro do templo.

Na próxima tela haverá uma série de pedras rolando pelo caminho, você devera passar nas partes “ocas” da pedras para que ela não lhe amasse e você voltara para o começo. Tente calcular a distancia onde a pedra ira passar com a parte oca para baixo. Não é difícil, basta ter atenção e caminhar a quantidade certa de passos. No meio do caminho, há uma fonte, pegue uma matéria Morph e equipe-a em algumas, pois você precisara dela em algumas partes do jogo.

Continue indo pelas pedras, quando chegar ao final, começara um evento. Quando acabar, siga pelo caminho e você encontrara novamente o velho, salve seu jogo se quiser.

Na próxima tela, haverão vários caminhos diferentes para se seguir. Você pode mexer nos ponteiros do relógio de modo que faça uma “ponte” para o lugar onde você deseja. Você pode ir direto para o Enigma do Velho ou pode ir pelos outros caminho e pegar os itens. Veja a seguir a ordem que você pode ir se quiser pegar os itens.

IV – Item

VII – Arma para Cait Sith

VIII – Item

VI – Enigma do Velho

Para vencer o enigma, você terá que pegar o velho, não siga pelo mesmo caminho que ele, sempre entre em um túnel diferente do dele. Assim, sem muito esforço, você consegue pega-lo e a porta estará aberta. Se quiser, pode salvar seu jogo novamente.

Na próxima tela você vera um evento, avance no corredor para encontra Sephirot. No final do evento, enfrente um chefe.

Chefe - Red Dragon– Este é o Red Dragon, por isso, use todas as magias exceto Fire, que darão mais vida para ele. Ice ira fazer um bom estrago. Cuidado com seus ataques normais, que podem ser bem fortes, caso não queira perder muita vida, solte Big Guard. Se tiver oportunidade, use Limits. Ele é vulneravel a slow, e Poison, então apele em Slow e Bio, usando Haste em seus personagens para aumentar ainda mais a vantagem. Uma Elemental + Fire na defesa também cai bem.

Quando mata-lo, você ira ganhar o Dragon Armlet, que pode lhe ser muito útil. No chão haverá uma summom bem forte, Bahamut. Agora, vá para a direita e assista ao evento. Quando acabar, volte para a parte do enigma e volte para o relógio, lá, só haverá um caminho para seguir. Haverá mais um chefe para você matar.

Chefe - Demon Gate – Este é mais difícil, seu ataques são fortíssimos, por isso, no começo da batalha solte Regen e Big Guard. Ataque com summons, Limits principalmente (o limit planet protector de Aeris pode deixar todos invencíveis). Demon Gate é vulnerável a Slow, o que ja ajuda. Uma Elemental + Earth na defesa também. Se quiser pode usar magias, não se esqueça de guardar um turno para curar os personagens.

Após mata-lo, começara uma seqüência de eventos. Quando acabar, você estará em Gongaga novamente. Assista ao evento e Barret e Tifa virão para o seu grupo. As matérias que antes estavam com Aeris agora estão no inventario, distribuas para Barret. Saia de gongaga e o Tiny Bronco ira estar esperando em uma praia perto.

Ancient City

Agora, com o Tiny Bronco, vá para o continente norte. Você ira achar uma parte descoberta e poderá descer. Você ora ver uma floresta, no meio da floresta está Bone Vllage.

Nota: Nesta área de BoneVillage, na parte gramada há um inimigo parecido com um dinossauro, caso ele apareça em uma batalha, recomendo que fuja. Pois você ira gastar muito tempo e/ou MP para mata-lo, e ele não da muita experiência. Caso deseje mata-lo mesmo assim, recomendo que use Demi.

Entre em Boné Village, lá tem algumas boas armaduras para comprar, basta falar com o homem na porta da casa e responder a segunda opção. Voltando a programação normal, fale com o homem na frente da casa novamente e responda a primeira opção. Ele ora lhe perguntar que tipo de tesouro quer escavar, responda a primeira opção: Lunar Harp.

Está escavação funciona da seguinte forma: você ordenar os escavadores de forma bem espalhada, na parte de cima da vila. Aperte quadrado para ordena-los, quando você terminar, aperte quadrado e em Done. Agora, você pode explodir a área para os escavadores dizer onde está a Lunar Harp, quando explodir, eles irão olhar para o lugar onde ela está, então é bom ter escolhido os lugares estrategicamente. Olhe para onde os escavadores apontaram, vá até la e aperte quadrado para alguém procurar a Lunar Harp por ali. No dia seguinte, verifique o baú perto de você, para ver se você conseguiu a lunar Harp. Caso não tenha conseguido você pode tentar novamente.

Caso você tenha conseguido, você já pode continuar seu caminho. Suba no segundo nível de Boné Village e entre na única saída que tem. Você estará em uma floresta, avance até chegar a próxima bifurcação.

Na próxima tela, preste bastante atenção no meio das árvores. Você vera uma pequena bolinha vermelha flutuando . È uma summom, localize-a e pegue-a, pois pode ser de grande ajuda.

Na próxima tela, passe por debaixo do tronco e pegue um item. Siga pela próxima tela e desça o caminho, você estará novamente no word map. Avance pelo único caminho possível e você chegara em Ancient City.

Entre e siga pelo caminho da direita, na próxima tela, você verá uma casa em forma de concha, você pode entrar nela para pegar um item se quiser. Saia desta casa e entre na próxima um pouco mais adiante, lá pegue um item e suba as escadas. Haverá um pequeno dialogo, depois, verifique as camas e escolha a opção para dormir, no meio da noite, Cloud acordara. Na casa, atrás de uma das camas, haverá uma matéria Enemy-Skill escondida, caso queira mais uma, localize-a vendo o ponto amarelo piscando.

Saia da casa e volte para e tela principal da cidade (onde tinha os três caminhos), desta vez vá pelo caminho do meio. Avance até achar uma grande “concha” perto de um lago, entre lá e suba até o final, onde haverá uma matéria Comet, que pode ser bem útil, equipe-a em alguém. Desça um pouco e entre por um caminho azul, onde antes havia um aquário.

Agora, desça a longa escadaria. Lá em baixo, você pode salvar seu jogo se quiser. Desça as escadas perto de você e começara um evento. Chegue até o centro pulando nos tocos. Quando chegar no centro, Cloud tem uma recaída e perde o controle. Aperte O perto de Aeris algumas vezes para ele preparar um ataque, mas seus amigos irão faze-lo parar. Começara uma seqüência de evento e animações. No meio de tudo isso, enfrente Jenova Life.

Chefe - Jenova Life – Terr equipado o Water Ring já ajuda bastante. Seus ataques são bem fortes, então é uma boa soltar Slow nela e Big Guard e Regem em voce, use magias, mas depois de tomar um ataque mágico ela vai soltar Reflect nela mesma, fazendo os ataques voltarem pra você. Caso isso aconteça, use De Barrier da matéria Destruct. A magia Aqualung pode ser assimilada pela Enemy Skill.

Depois ira começar mais uma seqüência de eventos, quando acabar, o jogo ira pedir o cd 2.
























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