Nuvens 3D
Por : Leon
Traduzido por : Rafidelis
Como criar nuvens 3D usando o photoshop ou Fireworks
Dificuldade : 2/5
Programa(s): Photoshop CS(nesse tutorial será usada a versão 7) ou Fireworks(eles poderão ser diferentes em alguns locais)
Este guia ira lhe ensinar como criar nuvens para seus jogos com efeitos de sombras para deixá-las em 3D
1) Crie uma nova imagem com essas configurações.Basicamente ajuste a imagem para a resolução 640 x 480
1) Agora você tem um fundo de cor branca.Então crie uma nova camada(Ctrl+Shift+N) ou por Layer>New>Layer(Camadas>Nova>Camada)
3) Nos não precisaremos do layer de fundo branco,por isso delete ele.Você pode clicar
com o botão esquerdo do mouse em cima da camada de fundo e escolher delete layer(deletar camada)
ou clicar na camada do fundo(com nome de background na imagem) e logo em seguida clicar no
ícone da lixeira.
Agora você tem a esquerda uma imagem com apenas um layer(camada)
(NOTA:Você pode perceber que o fundo esta com um padrão cinzento e branco agora)
4)Agora selecione a ferramenta brush(pincel
5)Agora selecione o tamanho para o brush(pincel) que você preferir.E escolhe um pincel suave com
45 pixels,porque ele e bom para trabalhar em uma imagem com resolução de 640 x 480.
(Nota:Para selecionar o tamanho do pincel você deve dar um clique com esquerdo no mouse
em qualquer lugar da imagem e escolher o tamanho e o tipo do pincel.)
Nota²: Teste diferentes pinceis apos você aprender como criar nuvens,assim você
poderá ter vários tipos de nuvens)
6)Escolha a cor preto,sim preto,sim é muito importante que você faça,porque é
realmente muito difícil ver branco sobre a transparência do photoshop,tem que ser um preto perfeito.
(Note: Para resetar para a cor preta no photoshop,pressione a tecla "D"
no seu teclado.)
7) Agora desenhe sua nuvens,não as faça muito perto uma da outra pois
pode encher sua tela com nuvens.(Você pode colocar um monte de nuvem e deixa-las
transparentes no Rpg Maker VX)
8)Agora inverta as cores(Ctrl+I) ou por Image>Adjustements>Invert(Imagem>Ajustes>Inverter)
Agora você tem nuvens brancas
9)Agora para adicionar as sombras para as nuvens,dê um duplo clique no layer1(camada 1)[a camada
onde as nuvens estiverem).Então selecione o check box(caixa de checagem) para a opção Drop Shadow(Sombra Projetada).O padrão de opacidade é 75%,eu gostei e vou deixar assim.
Agora eu vou usar 90 graus de angulo porque isso coloca a sombra diretamente dentro da nuvem.
Então eu coloquei a distancia em 60 porque esta é uma boa distancia para o mapa mundi.Eu coloquei 0
no spread(Expansão) porque eu gostei do efeito de sombra desse jeito.Deixe em 10pixel o tamanho(size)
porque assim já esta muito bom!
(Nota: Você pode experimentar com essas configurações para arquivar o efeito que você gostar)
Nota² :Continue atento a sua imagem enquanto você configura as mudanças)
Se você estiver satisfeito com suas nuvens pule para o próximo passo,se você ainda não esta,continue tentando.
10)Agora iremos deixar a nuvem 3D.Novamente de um duplo clique no Layer 1(Camada 1)
selecione o check button Bevel and Emboss(Chanfro e Entalho),agora escolha a profundidade
da nuvem,eu deixei em 100% porque ficou bom.
O tamanho(size) e suavização (soften) e por sua conta,mova a barra deslizante até obter um
bom efeito.
O angulo será o mesmo usado nas configurações da sombra projetada(Drop Shadow).
Nota: Sinta -se a vontade para modificar essas configurações e deixar como você quiser.
11): Agora iremos salvar,pressione CRTL+SHIFT+S ou vá em File > Save As...
Salve como PNG porque este formato tem boa qualidade e é suportado pelo RpgMaker XP,salve
na pasta "Fogs" porque ela será usada como fog.
Nota: A pasta Fogs fica na pasta Graphics do seu projeto
12) Agora abra o RpgMaker XP,abre seu jogo,abre o DataBase(Banco de Dados,vá para a aba Tileset,no
lado direito selecione o tileset do mapa mundi,agora clique sobre a opção Gráfico de Nevoa: e selecione a imagem
que você salvou).Agora mude em opacidade o quanto você deseja que sua nuvem seja tenha de transparência,ou
deixe em 255 para não mudar em nada a transparência dela.
Deixe o Blend)Sintecidade em Normal,e agora você pode definir as posições X e Y,e por ultimo
a velocidade que você quer que as nuvens se movam.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
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